Sábado, 12 de Janeiro de 2008

Projecto Fotográfico de Sintra

            Tendo em conta a temática adoptada pela turma, “Divulgação de Sintra”, o nosso grupo constatou que nada se coadunava melhor do que uma abordagem fotográfica de Sintra, já que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
 
            Sintra, enquanto património mundial, possui inúmeros lugares atractivos, tanto do ponto de vista estético, como do cultural, etc. Infelizmente, uma grande percentagem dos munícipes de Sintra não (re)conhece as potencialidades do mesmo, menosprezando este histórico e centenário concelho. Como tal, e tentando combater esta tendência, o nosso objectivo primário é divulgar Sintra, revelando outros aspectos que, e para a maioria da população residente e até estrangeira, passariam despercebidos.
 
            Atentando, aos nossos objectivos, pensamos na criação e planificação de três concursos fotográficos, um para cada período, obviamente, para toda a comunidade escolar. Ao realizar três concursos, pretendemos levar as pessoas a explorarem Sintra, de acordo com a temática de cada período (património histórico-cultural no primeiro, fauna e flora no segundo e orla costeira no terceiro).
 
(todas as imagens foram tiradas das participações do concurso fotográfico, descubra-as!)
            Não obstante, também realizaremos um “Livro Fotográfico” de Sintra, num suporte digital onde será exibido fotografias de monumentos, com uma pequena descrição acerca dos mesmos, quiçá um mapa com a sua localização, que com uma abordagem simples, interactiva e informativa. Assim, com vista à realização do livro fotográfico final, recolhemos uma lista de alguns potenciais lugares a visitar, de modo a fazer recolha de fotos e informações que deveriam constar no mesmo, mereceram destaque os seguintes locais:
·         Vila Velha de Sintra;
·         Palácio da Pena e Castelo dos Mouros;
·         Capela de Santa Cruz dos Capuchos;
·         Parque e palácio de Monserrate;
·         Chalêt da Condessa d’Edla;
·         Quinta da Regaleira;
·         Quinta dos Ribafria;
·         Quinta do Saldanha;
·         Convento Hieronimita da Nossa Senhora da Pena;
·         Convento da Carmelita da Eugaria;
·         Cabo da Roca;
·         Praia Grande;
·         Igreja Paroquial de Santa Maria;
·         M.A.S.M.O;
·         Capela de São Mamede;
·         Chalêt de Biester;
·         Museu de Arte Moderna de Sintra…
 
 
            Seguidamente, inqueriremos os turistas que vêm a Sintra, com a finalidade de apurar se estes vêm a Sintra, já que vêm a Portugal, ou se é ao contrário, isto é, se vêm a Portugal de propósito para vir a Sintra.
            Faremos, também, um estudo científico, onde abordaremos a fotografia de modo científico (óptica). Tentaremos apresentar todo o nosso trabalho de maneira apelativa,agradável e simples (recorrendo por exemplo a programas recentes de webdesign), pois o nosso objectivo é "tocar" pessoas.
           
 

  
publicado por Sintra em Foco às 14:56
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Inês Santos a 23 de Janeiro de 2008 às 11:40
Este espaço está muito criativo. A Escola de Santa Maria em Sintra está de parabéns pela iniciativa. O concurso tem tudo para ser um sucesso, pois locais em Sintra para descobrir não faltam. Certamente o concurso terá também o apoio da Camara Municipal até porque iniciativas com esta fazem falta quer à Vila quer ao concelho. Nota excelente para o trabalho.


Comentar post

.Sobre Nós

.Pesquisa neste blog

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30


.Posts recentes

. Sintra em Foco no jornal ...

. Sintra: Património Cultur...

. Questionário para realiza...

. Projecto Fotográfico de S...

. Divulgação dos Portefólio...

. Teaser "Fim de semana em ...

. Trailer do filme " Despor...

. Projecto Fotográfico de S...

. Energias Renováveis em Si...

. Roteiro Turístico: Fim-de...

.Arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

blogs SAPO