A escolha deste tema foi consequência de uma decisão conjunta e unânime que foi tomada, não apenas devido ao facto de os recursos renováveis existentes no concelho de Sintra serem praticamente inexistentes, mas também devido à actual questão do Aquecimento Global que provoca, a cada dia que passa, uma maior preocupação por parte de todas as nações, por todo o mundo, bem como um pouco de polémica e controvérsia.
Hoje em dia o sector da energia renovável encontra-se ainda em precárias condições de desenvolvimento, no concelho de Sintra, existindo apenas um único parque eólico na região de S. João das Lampas. O que advém deste facto é uma maior utilização de combustíveis fósseis, que se irão esgotar dentro de um prazo de aproximadamente 100 anos, e que prejudicam bastante o ambiente, sendo que a questão do ambiente é de uma enorme importância na zona de Sintra devido à existência da Serra de Sintra que alberga uma extraordinária diversidade de fauna e flora.
De facto, a falta de centrais de aproveitamento de energia renovável é um problema bastante grave e de uma extrema relevância para o nosso concelho. Ao existirem centrais deste tipo em Sintra, é provado a Portugal e ao mundo que Sintra é um concelho inovador e dinamizador, que aplica constantemente verbas para o desenvolvimento e construção de tecnologias benéficas para o ambiente.

Como propósito do nosso projecto encontra-se, num primeiro plano, a sensibilização da população residente na área de Sintra no que concerne a questão das Energias Renováveis, e igualmente a averiguação de quais as energias que poderão vir a ser implantadas no nosso concelho, bem como aquelas que já existem actualmente.
De modo a realizar o nosso projecto da melhor maneira possível, pretendemos visitar a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), realizar um filme e produzir uma maqueta. No 2º período realizaremos um filme para evidenciar com maior facilidade os locais no nosso concelho, que se encontram neste momento completamente abandonados e desprezados, com potencial para a construção de centrais de energia, e visitaremos a AMES com o intuito de averiguar quais os projectos em curso para a construção de centrais ou investimento em tecnologia, e quais aqueles que estão previstos a médio e longo prazo. No último período produziremos uma maqueta ou um filme que apresente esses mesmos projectos, focando o local onde as centrais serão construídas, o prazo dentro do qual está prevista a sua construção, entre outros.